Posso dirigir com a CNH do Brasil no Canadá? Posso tirar carteira de motorista no Canadá?

A resposta ao título desta matéria é: SIM!

Para ambos, no entanto, precisamos levar em consideração alguns pontos. Portanto, se você já decidiu seu projeto de estudos ou estudo/moradia (forever), tome nota.

VISTO DE TURISTA

Vamos falar da província de Ontario, ok? Fica mais simples para explicar, uma vez que cada uma das províncias possuem diferentes regulamentos. O uso da sua CNH (em Ontario) deve ser de apenas 90 dias – para visitantes -, ou seja, se você se planejou para visitar o país e não irá ultrapassar este período, mãos ao volante, mas cuidado, algumas regrinhas são diferentes por aqui e o “PARE” realmente significa “PARE”, rs. Passados os três meses você precisa da carteira de motorista internacional (PID). Neste caso, antes de vir e sabendo que ultrapassará os três meses de visita, é necessário emitir esta carteira de motorista internacional ainda no Brasil.

Para saber mais clique: PID

VISTO DE RESIDENTE PERMANENTE

O cidadão brasileiro ou a pessoa que esteja com carteira de outra província canadense que se muda para a província de Ontário poderá dirigir com a CNH (válida) por dois meses.

PROCESSO DE HABILITAÇÃO 

No processo para obtenção da carteira de motorista canadense (Informações – Ontário) se você apresenta a CNH do Brasil o prazo será curto para agendar o teste escrito e prático, estas são chamadas de G1 e G2.

G1: Você obtem assim que finaliza o teste teórico e a carteira é enviada para o seu endereço. Porém, enquanto o teste prático de sua escolha G2 ou G Full (explicaremos logo mais), não acontece, não é permitido dirigir a menos que você esteja acompanhado de uma pessoa que possui a G (Full) por mais de quatro anos.

O teste é realizado em um computador com questões de múltipla escolha e você só pode errar 20% da prova – são 40 questões. O conteúdo gira em torno de leis de trânsito de Ontário e as últimas questões serão de sinalização. Se você acertar todas as placas de sinalização, mas não conseguir passar nas questões de legislação, você não precisará repetir as placas novamente 😉

Caso não tenha sucesso na primeira tentativa, você pode fazê-la logo em seguida, no mesmo dia ou como preferir, depende do número de pessoas que estarão realizando a prova no mesmo dia e horário que você.

G2 e G Full: 

Após passar na sua prova teórica os momentos mais emocionantes ocorrem na sua prova prática. Sim, pois vícios que você possuía no Brasil terão de ser corrigidos aqui. Em Ontário existe uma rigidez com relação às placas de sinalização, velocidade e segurança do pedestre. Entretanto, uma regra extremamente importante é quando você se depara com um ônibus escolar. Assista este vídeo explicativo sobre o que você precisa saber sobre este detalhe levado super a sério por aqui:

O teste para a G2 é realizado somente dentro da cidade, portanto, caso você opte por ela, a sua licença será restrita. O condutor poderá guiar o veículo sozinho, mas não poderá trafegar com mais de quatro pessoas em vias expressas (rodovias) – com exceção se o veículo comportar mais de cinco pessoas com cintos de segurança – e de madrugada (Entre 0 hr e 5 da manhã se for adolescente).

Outra restrição para o condutor da G2 é conter zero de álcool no sangue. Sim! Os motoristas que possuem habilitação G (Full) podem dirigir após ter ingerido bebidas alcoólicas, desde que tenha mais de 21 anos e ainda, o nível de álcool no sangue (BAC – Blood Alcohol Concentration) deve ser menor de 80 miligramas por 100 mililitros de sangue, ou seja se o BAC for maior de 0.08 é considerado crime.

A G Full não possui nenhum tipo de restrição, uma vez que seu teste também será realizado inclusive em vias expressas.

Se você quiser mais informações sobre a carteira de motorista no Canadá, acesse ao site do Consulado-Geral do Brasil em Toronto. 

Agora você já tem todas as suas informações para conseguir sua habilitação canadense!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, encaminhe pra gente.

 

Editado 02/10/2017 – 6:51pm

 

 

 

Deixe seu recado!

comentários

Promoção válida até dia 28 de Fevereiro

Inglês de verão no Canadá
About excelintercambio 51 Articles
Agência de intercâmbio com foco em atendimento realmente personalizado, transparência, parceria de longo prazo e visão holística do projeto.Fundada em 2013, administrada por dois Brazilian-Canadian, que moram desde 2009 no Canadá.Sede em London, ON, Canadá.